IST's e Gravidez na adolescência


Doenças sexualmente transmissíveis 


O que é DST?

DST é a sigla usada pelos médicos para identificar um conjunto de diferentes doenças que têm como característica comum o fato de serem transmitidas de um indivíduo a outro principalmente por meio do contato sexual.

Quais são as DSTs mais comuns?

Entre as DSTs mais comuns, podemos destacar: clamídia, herpes, HIV, HPV, cancro mole, sífilis e gonorreia.

A AIDS também é uma DST, sendo que ela recebe a classificação de IST (infecção sexualmente transmissível), que é um outro tipo de DST.

Quais são os sintomas de DST?

Cada tipo de DST apresenta um conjunto de sintomas diferentes, de acordo com a doença contraída pelo paciente.

Alguns desses sintomas podem ser dor na região genital, ardência ao urinar, feridas que surgem nos genitais e no ânus, verrugas localizadas, bolhas, coceira na região e eliminação de secreções diversas por meio dos genitais.

Para ter um diagnóstico preciso e correto de DST, é preciso ir ao hospital e passar em uma consulta com o médico ginecologista, no caso das mulheres, e com o médico urologista, no caso dos homens.

Geralmente, a DST tem cura, sendo que a trilha de tratamento a ser seguida depende da doença que foi contraída pelo indivíduo. Algumas condições, como a AIDS, vão precisar de um tratamento que pode durar toda a vida.

Além disso, algumas DSTs podem apresentar sérias complicações, que precisam ser tratadas o quanto antes.



                                 Gravidez na adolescência 

"A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que pode acontecer de forma desprotegida.
É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária."
gravidez na adolescência - riscos
Portanto,é necessário o uso dos métodos contraceptivos para evitar tanto gravidez,quanto as DTSs (doenças sexualmente  transmissíveis) e as ISTs(infecções sexualmente transmissíveis).

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Genética

Endocitose

Sistemas do organismo humano