Endocitose
Endocitose
Endocitose é a absorção de grandes moléculas por meio de vesículas formadas pela membrana plasmática. Exocitose é a saída de moléculas pela fusão de vesículas com a membrana.
A endocitose pode ocorrer de três formas:
- Fagocitose: Englobamento de partículas maiores e sólidas, como bactérias ou protozoários.
- Endocitose mediada: Funciona como a fagocitose, porém, as partículas ligam-se com proteínas receptoras específicas presentes na membrana plasmática.
- Pinocitose: Englobamento de partículas líquidas.
Todos os indivíduos eucariontes, unicelulares e pluricelular, realizam a endocitose. Nos unicelulares, a endocitose é fundamental para a nutrição desses microrganismos. Protozoários se alimentam através de fagocitose e pinocitose.
Após internalizar as partículas, os lisossomos (organelas especializadas na digestão celular) se fundem aos fagossomos formando o vacúolo digestivo e liberando suas enzimas digestivas para digerir o alimento fagocitado. Após a digestão, os produtos podem ser reaproveitados pela célula ou liberados pelo processo de exocitose.
Nos organismos multicelulares, como nos animais, a endocitose pode desempenhar importante papel na manutenção do sistema imune, atuando como um importante mecanismo de defesa frente a infecções.
Após a entrada de microrganismos como bactérias, vírus e protozoários no organismo, células imunes como os neutrófilos e leucócitos absorvem esses microrganismos, via fagocitose ou endocitose mediada, e os digerem em um processo similar a alimentação dos protozoários. O lisossomo se funde ao fagossomo para liberar suas enzimas e digerir o microrganismo para depois ser excretado para o meio extracelular via exocitose.
Comentários
Postar um comentário