Herança do sexo em genética

 Herança do sexo em genética 

hemofilia
O que é herança ligada ao sexo? Na genética, entende-se como herança ligada ao sexo aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo sexual X. Em outras palavras, é o tipo de característica determinada por alelos presentes exclusivamente no cromossomo X.

Daltonismo
O daltonismo é determinado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X, simbolizado por Xd enquanto que o gene alelo dominante, que condiciona a visão normal, é simbolizado por XD.

Hemofilia

Indivíduos do sexo masculino apresentam somente um cromossomo X, de modo que a hemofilia é transmitida da mãe para o filho do sexo masculino. Mesmo que a mãe não seja hemofílica, ela pode ser portadora, ou seja, ter o gene da hemofilia em um dos seus cromossomos sexuais.

Calvície

Também rara nas mulheres, podendo ocorrer apenas caso se apresente como homozigoto recessivo, nos homens a calvície fica localizada em um alelo autossômico e age como dominante. Essa diferença decorre do ambiente hormonal de cada indivíduo.

Hipertricose

Na espécie humana, um exemplo de gene com expressão limitada ao sexo é o relacionado ao crescimento de pelos na orelha; o alelo dominante condiciona a hipertricose auricular, presença abundante de pelos longos nas orelhas dos homens apenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Genética