Reprodução e desenvolvimento


   Reprodução e desenvolvimento

A reprodução é um processo biológico que se refere à capacidade que os seres vivos apresentam de gerar descendentes. As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada.

Reprodução assexuada

Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada.

Reprodução sexuada

Na reprodução sexuada, diferentemente da assexuada, existe a presença de gametas e, por essa razão, ocorre a variabilidade genética. Nesse caso, observa-se a formação de um organismo diferente dos progenitores, uma vez que é resultado da combinação dos cromossomos presentes em cada gameta. Esse tipo de reprodução é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.

Quando há o encontro de gametas, a reprodução é do tipo sexuada.




Casos especiais de reprodução 

Um caso um pouco menos conhecido de reprodução especial é a partenogênese, que consiste no desenvolvimento do embrião a partir de óvulos não fecundados. É o caso dos zangões, algumas borboletas e pulgões.


Gametogênese 

é o processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos).
Os gametas são formados com base em células diploides (2n = 46 cromossomos), por meio dos processos de mitose e meiose, e, assim, constituem a fase haploide (n = 23 cromossomos) do ciclo de vida do ser humano.

Fecundação  

A fecundação compreende o processo de penetração do espermatozóide no óvulo e a consequente fusão dos núcleos masculino e feminino (haplóides),formando a célula-ovo ou zigoto(diplóide).

Embriologia, da fecundação ao nascimento - Biota do Futuro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Genética

Endocitose

Sistemas do organismo humano